Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Wednesday, May 11

Au Pair - Introdução

Olá Irlandeses do meu Brasil! Ou, sei lá, Brasileiros da minha Irlanda! Meu nome é Mariana, eu estou na Irlanda à 6 meses e trabalho como Au pair em Cork, depois de 4 meses de Curso em Dublin. Este é o meu primeiro artigo e eu gostaria de discorrer um pouco sobre esse assunto: Ser Au Pair. Afinal de contas, o que é isso, hein?! Etimologicamente falando, o termo "Au Pair" vem do Francês e quer dizer "A par" ou "Igual". Ser Au pair não é apenas ser babá ou baby sitter, é ser parte da família, uma irmã mais velha e, como tal, é de sua total obrigação cuidar das crianças, brincar com elas, dar uma mãozinha em casa e tentar introduzir-se nos costumes da família.


Como muitas coisas na vida, ser Au pair é uma grande decisão a ser tomada! Existem os prós e os contras de se fazer parte de uma família nova! É preciso ter a mente bem aberta e estar sempre disposto a aprender (aprender inglês, aprender a lavar, passar, cozinhar, brincadeiras novas, aprender a dizer NÃO, aprender a dividir...) e acredite, você vai aprender mais com as crianças do que aprendeu no curso! E é, tem que aprender a impôr limites também, tanto com as crianças quanto com os próprios pais! Existem famílias e famílias, umas são legais e vão te ajudar com tudo o que você precisar, outras vão tentar te fazer de empregada doméstica. O que eu aprendí na família que estou é que eu trabalho para as crianças (e é assim que deve ser!) Você não tem obrigação de cozinhar, passar, lavar ou limpar nada para os pais e sim para os filhos! Afinal, eles sempre fizeram as próprias coisas antes mesmo de ter uma família, eles precisam de você por causa das crianças e não para serví-los. SE (somente SE) você estiver feliz em ajudar, maravilha. Senão, deixe claro desde o início para evitar atritos.

Outra coisa que estranhamos quando chegamos em uma família nova é a comida. Já ouvi gente dizer "Meu Deus... Não se cozinha arroz nessa casa!" ou "A Família come salsicha e batata frita todos os dias!" ou "Hoje eu comí.. Batata frita com batata assada, purê de batata de bolinhos (de batata). AH! E batata gratinada com batata palha!" É galerinha... é batata que só! MAS você não pode se esquecer que é um membro da família agora, não é proibido pedir que comprem algo diferente para você no mercado! Você ganha seu dinheirinho e não tem despesas em casa, na pior das hipoteses, compre sua própria comida e cozinhe você mesma!

Outra: "Ah, mas ir viver com uma família me fará perder minha privacidade!" Bom, se você anda de calcinha em casa, ou cozinha descabelada cantando Lady gaga... É! Você não vai ter mais tanta privacidade. Mas, para quem não se enquadra em descrições similares às citadas, gostaria de informar que 99% das Au pairs tem seu próprio quarto na casa (as vezes até mesmo uma kitnet com quarto-cozinha-banheiro), ou seja, você terá SIM um mínimo de privacidade, o seu espaço!

Portanto, antes de tomar qualquer decisão, vamos pensar em tudo o que devemos levar em consideração! Tudo o que nos incomoda, todas as nossas inflexibilidades e tudo o que abriremos mão em nome de: aperfeiçoar o idioma que viemos aprender, dividir atenção e carinho com as crianças, juntar um dinheirinho e conhecer novos costumes! O Importante é aproveitar a experiência e extrair tudo de bom!!



Bjsmeliga!
Mari

0 comments:

Post a Comment

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates